Um dos grandes pilares da economia elesbonense é o setor da pecuária, e a comercialização de bovinos é o grande destaque. Constantemente, o município vende bois para Teresina, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Barro Duro, São Félix e Prata do Piauí, Novo Oriente, dentre outros.
Para Fábio Moura, veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Piaui- ADAPI de Elesbão Veloso, a qualidade genética dos bovinos aliado ao cuidado diário dos produtores tem alavancado os negócios do setor da pecuária em Elesbão Veloso.
- Hoje o produtor que não conhece sal proteinado, que faz com que a seca seja menos agressiva ao rebanho, não consegue criar., pontuou Fabinho.
Em tempos de estiagem, o produtor se vê na necessidade de diminuir o rebanho, dessa forma, a saída tem sido vender animais, visto que a pastagem é escassa e o preço da ração está em disparada.
- O produtor tem que optar por comprar milho, hoje alguns produtores estão comprando na Conab. para isso, ele tem que pegar uma ficha sanitária na Adapi do rebanho que ele possui, o milho está sendo vendido na Canab em Teresina